“Psicoquê?” – Psicomotricidade!
A psicomotricidade é uma área recente, pelo menos no nosso país, o que leva a que seja desconhecida pela maioria das pessoas.
“Psicoquê?”
“Com que populações trabalham?”
E fazem mesmo o quê?”
(…)
São apenas algumas das questões ouvidas com frequência pelos psicomotricistas.
Mas o que é, afinal, a Psicomotricidade? A quem se destina? Que competências promove?
De uma forma geral, podemos dizer que a psicomotricidade é a área de intervenção que estuda o individuo através do seu corpo em movimento, relacionando a atividade cognitiva, motora, social e afetiva. O objetivo máximo será sempre o desenvolvimento global do indivíduo através do movimento e da expressão do corpo.
A psicomotricidade pode atuar ao nível preventivo/educativo, com crianças de berçário, creche e pré-escolar, pretendendo a promoção e estimulação do desenvolvimento psicomotor e do potencial de aprendizagem.
Atua ainda a nível reeducativo e terapêutico, com crianças, adolescentes e adultos, realizando uma intervenção nos problemas de desenvolvimento, de aprendizagem e/ou de comportamento e, ainda, em casos de patologias de ordem psíquica que comprometem a qualidade de vida do indivíduo. Desta forma, a psicomotricidade poderá ser útil no auxílio de problemáticas de caráter: Físico (como a descoordenação motora, desarmonias tónico-emocionais, instabilidade postural, perturbações do esquema corporal e da lateralidade, perturbação de estruturação temporal e espacial, perturbações da imagem corporal, problemas psicossomáticos, entre outros), Cognitivo (onde se incluem défices de atenção, de memória, de aprendizagem, de organização percetiva, simbólica e conceptual) e Sócio-afetivo (como as dificuldades de comunicação e de contato, de inibição, agressividade, hiperatividade, entre outros).
Independentemente do âmbito de atuação e do público-alvo, a intervenção psicomotora pretende:
- Estimular o tónus de suporte e de Acão;
- Promover o equilíbrio (estático e dinâmico), a lateralidade, a noção do corpo, e a estruturação do espaço e do tempo;
- Promover as competências de motricidade global e de motricidade fina;
- Promover o controlo e adequação do comportamento psicomotor;
- Estimular a perceção auditiva, visual e tátil-cinestésica;
- Estimular o desenvolvimento sensório-motor e as capacidades motoras;
- Promover o planeamento motor, a sequencialização, e a intencionalidade, execução e controlo do gesto;
- Estimular as capacidades cognitivas (ex: atenção, memória, processamento da informação, criatividade);
- Potenciar a comunicação verbal e não-verbal e as competências pessoais, sociais e de relacionamento interpessoal.