“Psicoquê?” – Psicomotricidade!

A psicomotricidade é uma área recente, pelo menos no nosso país, o que leva a que seja desconhecida pela maioria das pessoas.

“Psicoquê?”

“Com que populações trabalham?”

E fazem mesmo o quê?”

(…)

São apenas algumas das questões ouvidas com frequência pelos psicomotricistas.

Mas o que é, afinal, a Psicomotricidade? A quem se destina? Que competências promove?

De uma forma geral, podemos dizer que a psicomotricidade é a área de intervenção que estuda o individuo através do seu corpo em movimento, relacionando a atividade cognitiva, motora, social e afetiva. O objetivo máximo será sempre o desenvolvimento global do indivíduo através do movimento e da expressão do corpo.

A psicomotricidade pode atuar ao nível preventivo/educativo, com crianças de berçário, creche e pré-escolar, pretendendo a promoção e estimulação do desenvolvimento psicomotor e do potencial de aprendizagem.

Atua ainda a nível reeducativo e terapêutico, com crianças, adolescentes e adultos, realizando uma intervenção nos problemas de desenvolvimento, de aprendizagem e/ou de comportamento e, ainda, em casos de patologias de ordem psíquica que comprometem a qualidade de vida do indivíduo. Desta forma, a psicomotricidade poderá ser útil no auxílio de problemáticas de caráter: Físico (como a descoordenação motora, desarmonias tónico-emocionais, instabilidade postural, perturbações do esquema corporal e da lateralidade, perturbação de estruturação temporal e espacial, perturbações da imagem corporal, problemas psicossomáticos, entre outros), Cognitivo (onde se incluem défices de atenção, de memória, de aprendizagem, de organização percetiva, simbólica e conceptual) e Sócio-afetivo (como as dificuldades de comunicação e de contato, de inibição, agressividade, hiperatividade, entre outros).

Independentemente do âmbito de atuação e do público-alvo, a intervenção psicomotora pretende:

  • Estimular o tónus de suporte e de Acão;
  • Promover o equilíbrio (estático e dinâmico), a lateralidade, a noção do corpo, e a estruturação do espaço e do tempo;
  • Promover as competências de motricidade global e de motricidade fina;
  • Promover o controlo e adequação do comportamento psicomotor;
  • Estimular a perceção auditiva, visual e tátil-cinestésica;
  • Estimular o desenvolvimento sensório-motor e as capacidades motoras;
  • Promover o planeamento motor, a sequencialização, e a intencionalidade, execução e controlo do gesto;
  • Estimular as capacidades cognitivas (ex: atenção, memória, processamento da informação, criatividade);
  • Potenciar a comunicação verbal e não-verbal e as competências pessoais, sociais e de relacionamento interpessoal.