E depois do AVC…?
Podem ocorrer diferentes reações emocionais após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que podem até ser bastante opostas devido a alterações psicológicas e biológicas ou que podem ainda ocorrer pelos desafios, dificuldades, frustrações e medos que são reativas ao pós-AVC. A pessoa terá agora que se adaptar a uma nova condição que a levará a um novo processo pelo qual terá de passar com o objetivo de recuperar.
A recuperação, passará naturalmente por um reajustamento emocional, uma vez a pessoa poderá apresentar alguma labilidade emocional (sentimentos de tristeza, medo, frustração) que quando não trabalhada poderá ser potenciada, levando a pessoa a estados de depressão, culpa e até raiva ou negação. Podem também ocorrer alterações na alimentação e no padrão de sono (insónias ou hipersónia), aumentando a irritabilidade.
Estes estados emocionais que podem variar de forma inconstante, interferem negativamente na potencialização da reabilitação no momento crucial de plasticidade neuronal, já que a pessoa fica desmotivada para a realização das terapias. Principalmente nos primeiros 6 meses após o AVC, estas emoções podem ser mais intensas. Com o passar do tempo a pessoa vai-se adaptando à nova condição, recupera algumas funções ou quase todas, ou até encontra novas formas de fazer o que fazia antes.
O importante é não deixar que sentimentos e emoções negativas já referidas, dominem!
Para isso existem várias formas de intervenção para estas alterações emocionais pós-AVC.
Uma delas é a Psicologia! Falar sobre o que está a sentir é sempre a forma mais eficaz de lidar e resolver esses sentimentos já que o Psicólogo lhe dará a possibilidade de exteriorizar o que sente e pensa e ajudará a trabalhar esses sentimentos confusos e negativos, quando muitas vezes as pessoas à sua volta não o conseguem entender.
Pode ainda adotar estratégias que vão ajudar a aliviar o sofrimento no pós-AVC: exercício físico orientado para os défices que apresenta e grupos de apoio, onde pode falar com pessoas que passaram ou estão a passar pelo mesmo e aprender a olhar para si e falar consigo de forma mais positiva. Além disto, também o descanso e uma rotina de sono saudável, são de extrema importância.
Na Clínica de Psicologia VC dispomos de Psicólogos, Terapeutas da Fala, Psiquiatra e Terapeuta Ocupacional, que num trabalho de equipa multidisciplinar, podem desenvolver o melhor plano de tratamentos e criar a solução que melhor se adequa à sua condição física e/ou mental.
Venha conhecer o nosso trabalho e o que podemos fazer por si!