Dislexia

De acordo com a Associação Internacional da Dislexia, a dislexia é uma alteração específica da linguagem, de origem neurobiológica. É caracterizada por dificuldades na correção e/ou fluência na leitura de palavras e por baixa competência leitora acompanhada de dificuldades na ortografia. Estas dificuldades resultam de um défice a nível da consciência fonológica, inesperado, em relação às outras capacidades cognitivas e às condições educativas. Secundariamente, podem surgir dificuldades na compreensão daquilo que é lido, o que pode impedir o desenvolvimento do vocabulário e dos conhecimentos gerais.

A consciência fonológica refere-se à consciência de que a linguagem falada pode ser segmentada em várias unidades, ou seja, que a frase pode ser segmentada em palavras, as palavras podem ser divididas em silabas e que as sílabas podem ser dividida em fonemas (sons).

Um défice ao nível da consciência fonológica tem consequências no estabelecimento de correspondência entre as letras e os fonemas (sons) correspondentes.

Algumas das caraterísticas presentes na dislexia são a dificuldade em corresponder a letra ao respetivo som; a leitura silabada hesitante; os erros de leitura mais ou menos numerosos; a substituição por palavras com estrutura similar mas significado diferente ou por outras com significado semelhante mas de estrutura muito diversa; as dificuldades em compreender aquilo que lê; o avanço de linhas em falso na leitura, o seguimento digital do texto até níveis avançados; distorções do texto lido (letras vistas em posição invertida); dificuldades em evocar palavras (por exemplo:“diz nomes de frutos”). Existem, associadas às dificuldades de leitura, dificuldades na escrita: muitos erros de escrita, e mesmo escrita copiada com incorreções; dificuldades no reconhecimento de erros ortográficos e erros ortográficos fora do comum.

De acordo com o CPLOL (Comité Permanente de Ligação dos Terapeutas da Fala), a investigação especializada provou que a deteção e tratamento das perturbações da linguagem na criança permite prevenir dificuldades na linguagem escrita, tais como a dislexia e, em última instância, o iletrismo do futuro adulto. Assim sendo é de especial importância o despiste de dificuldades a nível da linguagem, nomeadamente ao nível da consciência fonológica na idade pré escolar. Caso sejam detetadas alterações, devemos intervir ao nível da consciência fonológica, para ajudar a ultrapassar as alterações no período pré-escolar, para que se evitem ou minimizem todas as dificuldades na aprendizagem da linguagem escrita.