Avaliação psicológica em crianças e adolescentes
O que é a Avaliação Psicológica e para que serve?
De acordo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, a Avaliação Psicológica:
Corresponde a um processo compreensivo – Abrange áreas relacionadas com o pedido de avaliação e os problemas identificados.
É diversificado – Recorre potencialmente a vários interlocutores pode assumir distintos objectivos, reconhece diferentes tipos de informações, considera variados resultados.
Pretende ser um processo justo – Reconhecendo e não penalizando diferenças relativas a grupos minoritários, incluindo pessoas com deficiências físicas, sensoriais, linguísticas ou outras fragilidades, a menos que sejam estas variáveis a mensurar e considerando as consequências dos resultados.
A avaliação psicológica concretiza-se através do recurso a protocolos válidos e deve responder a necessidades objetivas de informação, salvaguardando o respeito pela privacidade da pessoa.
O que é que isto quer dizer…?
A Avaliação Psicológica é um termo lato que, de uma forma geral, visa a compreensão da história de vida da pessoa, o seu desenvolvimento, funcionamento mental, comportamento, entre outras dimensões. Pode abordar igualmente processos psicológicos específicos, tais como a linguagem, memória, atenção, psicomotricidade, desenvolvimento social/emocional, quociente de inteligência etc.
Componentes
Observação – direta (comportamento observável em consulta) e/ou em contexto natural (em crianças ou adolescentes, pode fornecer importante acerca do funcionamento na escola ou outros ambientes em que se insira).
Entrevista – recolha de informação relevante com o jovem, pais e/ou professores.
Escalas de Comportamento – Permite avaliar a presença, frequência e intensidade dos diferentes comportamentos do jovem.
Qual é a necessidade de uma Avaliação Psicológica do meu filho?
A avaliação permite identificar não só áreas problemáticas na vida do seu filho, como também as suas capacidades e pontes fortes. Ao detetar eventuais problemas, a avaliação poderá assistir no planeamento e desenho de uma intervenção em articulação com outras especialidades, nomeadamente terapia da fala, pedopsiquiatria, terapia ocupacional, entre outras.
O que devo dizer ao meu filho?
É importante falar com a criança acerca do que irá fazer. Desta forma, a criança pode-se sentir menos ansiosa se souber o que esperar. Deve enfatizar que não irá envolver exames ou procedimentos médicos, agulhas ou medicamentos.
“Não vai doer nada.”
Caso seja necessário, explicar que são um conjunto de jogos ou atividades divertidas.