A voz – Importância e cuidados

“A voz é uma das extensões mais fortes da nossa personalidade, um meio essencial para atingir o outro.”

A voz é o som produzido na laringe quando o ar vindo dos pulmões passa pelas pregas vocais e as faz vibrar. É o ar vindo dos pulmões que , ao exercer pressão sob as pregas vocais encerradas e ao fazê-las vibrar, torna possível a emissão de som. Este som segue até à boca onde é moldado pelos órgãos articulatórios (língua, lábios, mandíbula) originando a fala.

A sua produção depende, fundamentalmente, da atividade dos músculos que servem a respiração e a fonação, assim como do bem-estar de todos os tecidos laríngeos. Mantendo este equilíbrio, conseguimos apresentar uma voz com qualidade, sem esforço excessivo ou desconforto.

Dada a importância deste precioso instrumento que é a voz, há que cuidá-lo e seguir um bom programa de higiene e saúde vocal. Este consiste num conjunto de ações e comportamentos que ajudam a preservar uma voz de qualidade e prevenir o desenvolvimento de lesões orgânicas e outras alterações anatómicas ou fisiológicas no mecanismo da produção de voz.

O médico Otorrinolaringologista é o médico responsável por realizar o exame e diagnóstico da causa das alterações da voz. O Terapeuta da Fala intervém na prevenção dos sintomas, na cessação dos maus usos e abusos vocais e na prática de saúde vocal.