Motricidade Orofacial: Do que se trata?

A Motricidade Orofacial é um dos campos de atuação dos Terapeutas da Fala e uma das áreas mais procuradas, não só na intervenção, mas também na prevenção das alterações relacionadas aos mais diversos aspetos funcionais e estruturais das áreas orofacial e cervical. (Czlusniak, Carvalho e Oliveira, 2008).

Quando nos referimos a alterações estruturais, falamos de órgãos, músculos e articulações necessárias às funções de respiração, sucção, mastigação, deglutição, fala e mimica ou expressão facial. Alterações funcionais são por isso, todos os movimentos de lábios, língua e bochechas, assim como postura labial (no caso de respiradores orais) e da língua, que principalmente durante a alimentação e no caso de quem usa aparelho, se não estiver correta a sua colocação, pode também colocar em risco o trabalho feito pelo ortodentista.

Assim, percebemos que o trabalho de um Terapeuta da Fala não é só a “fala”, mas sim todo o mecanismo que envolve a produção da fala e de outras funções executadas pelo mesmo sistema.

Qualquer alteração numa destas estruturas ou funções pode desencadear um desequilíbrio em todo o sistema com impacto negativo na saúde não só oral, mas também global da pessoa. Estas alterações podem influenciar o crescimento da face, a forma das arcadas dentárias e a própria produção da fala, essencialmente no padrão de colocação da língua, assim como prejudicar funções como a mastigação, deglutição e respiração.

Algumas áreas em que o Terapeuta da Fala pode atuar são: pré e pós intervenções cirúrgicas em desproporções maxilo-mandibulares, fissura labiopalatina, paralisia facial, trauma sofridos na face (por exemplo AVC ou acidente com afeção dos músculos ou estrutura óssea), ressonar e até estética facial.

Porque devemos procurar um Terapeuta da Fala?

Apenas os profissionais desta área detêm o conhecimento de todo o sistema, chamado de sistema estomatognático, que envolve todas as estruturas e funções que mencionamos. Desta forma, apenas o Terapeuta da Fala com formação em Motricidade Orofacial, vai identificar a existência de um défice.

Se apresenta ou nota alguma alteração das estruturas ou funções que mencionamos, procure um profissional certificado que o irá avaliar e assim definir o melhor plano de tratamento a realizar para a correção ou prevenção de problemas que podem gradualmente agravar sem a intervenção adequada e atempada.

Na nossa clínica, dispomos de uma Terapeuta da Fala especializada em Motricidade Orofacial que poderá ajudar.

Procure-nos!