Drª Liliana Marinho

Terapeuta da Fala, licenciada pelo Instituto Superior de Saúde do Alto Ave. Encontra-se atualmente a frequentar o Mestrado em Necessidades Educativas Especiais – Domínio Cognitivo e Motor na Universidade do Minho.

Ao longo do seu desenvolvimento profissional fez Pós-graduação em Intervenção Terapêutica Motora Oral e Facial e Especialização em Necessidades Educativas Especiais. Efetuou ainda formação específica em diversas áreas de atuação da terapia da fala, nomeadamente ao nível da Disfluência/Gaguez, Disfagia/Deglutição, Linguagem, Fala e Comunicação.

Na sua caminhada profissional foi acompanhado diversos processos terapêuticos nas diversas faixas etárias, desde o desenvolvimento infantil até à 3ª idade.

Possui experiência profissional no desenvolvimento da 1ª infância, de crianças e jovens, nas áreas do desenvolvimento da linguagem, alterações da articulação verbal oral, perturbação específica da linguagem e nas dificuldades na leitura e escrita. Paralelamente, tem experiência nas áreas da disfluência, alterações da voz (disfonia), respiração oral e em dificuldades de mastigação e deglutição.

Ao nível da idade adulta possui experiência profissional diversa tendo realizado funções em Unidades de Cuidados Continuados que lhe deram experiência profissional em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), Doenças degenerativas (Parkinson, Alzheimer…), entre outros. A partir desta prática profissional ganhou conhecimentos de intervenção terapêutica ao nível da Disfagia e na Reabilitação dos Distúrbios da Fala, como é o caso da Afasia, Disartria e Apraxia.

Para além da prática em clínica privada é responsável pela avaliação e acompanhamento de crianças na 1ª infância com atraso ou risco de desenvolvimento.

Na Clínica de Psicologia VC está responsável pela avaliação, diagnóstico e tratamento de crianças, jovens e adultos, integrando situações de processos terapêuticos multidisciplinares.