Avaliação das Perturbações Específicas de Aprendizagem

No Dia Mundial da Saúde Mental e Dia Mundial da Dislexia, sublinhamos a importância de uma avaliação adequada às dificuldades de aprendizagem que vão sendo detetadas, principalmente no primeiro ano de escolaridade das crianças.

Os professores são muitas das vezes os primeiros a detetarem estas dificuldades na escola e a sugerir aos pais uma avaliação formal.

Desta forma, cabe-nos a nós, enquanto clínica de saúde mental, explicar aos pais como tudo se processa. Uma Perturbação Específica de Aprendizagem não será uma sentença na educação formal dos seus filhos, se detetada o mais precocemente possível e trabalhada e orientada por profissionais.

A avaliação é sempre feita, inicialmente, por um psicólogo. Este profissional irá realizar uma avaliação das capacidades cognitivas através de baterias de avaliação e testes válidos cientificamente, que irão indicar se as dificuldades da criança se devem efetivamente a uma alteração cognitiva e, por conseguinte, identificar essa alteração.

Após a avaliação, é fornecido um relatório com os resultados, conclusão da avaliação e orientações para intervenção (na psicologia, outras áreas relevantes, na escola e em casa).

A intervenção poderá ser realizada com o psicólogo, mas pode e nos casos necessários, deve ser articulada com outras áreas de intervenção que o profissional identifique como necessárias para resultados mais céleres e eficazes. Desta forma, na Clínica de Psicologia VC, articulamos não só com a área de Terapia da Fala (nas dislexias, disgrafias, disortografias, discalculias, alterações no processamento auditivo…) como também com Pedopsiquiatria (mais direcionado a questões de desatenção e/ou comportamento).

Na ausência de alterações do foro cognitivo, e caso o foco do problema esteja direcionado a uma questão emocional, o psicólogo poderá então avaliar e intervir na área emocional, que pode igualmente ter impacto significativo na performance escolar da criança e ser a razão para a qual o(a) seu(sua) filho(a) está a ter mais dificuldade nas aprendizagens (ansiedade, medos, insegurança, baixa auto-estima, incapacidade de regular a frustração…).

Qualquer dúvida sobre os processos de avaliação e intervenção, poderá contactar-nos para mais esclarecimentos.