A Aprendizagem da Leitura e da Escrita: O Papel da Consciência Fonológica
A aprendizagem da leitura e da escrita inicia-se em idade pré-escolar, quando a criança começa a praticar e a desenvolver a fala e a linguagem (Rombert, 2013). Estes primeiros passos na aprendizagem da leitura e escrita chamam-se de literacia precoce, que se define como “conjunto de experiências, práticas e interações com a leitura e escrita, ajudando no desenvolvimento posterior das competências de fala, leitura, escrita e cálculo” (Rombert, 2013).
Assim é de extrema importância que a criança viva num meio de literacia rico, rodeada de livros, jornais e revistas para que os possa folhear e explorar; e ao mesmo tempo que ouça várias histórias, músicas/canções, poemas e rimas; assim como ter acesso a lápis e folhas para que possa riscar, desenhar e até escrever o seu nome.
A linguagem oral é um dos vários pré-requisitos essenciais para a aprendizagem da leitura e escrita. Esta envolve os domínios da: semântica (reflexo do que cada criança sabe ou conhece sobre o mundo) sintaxe (conjunto de regras que se utilizam para combinar as palavras em frase), morfologia (capacidade de aquisição e uso das regras relativas à formação e estrutura interna das palavras), pragmática (modo como a linguagem é usada em situações sociais) e fonologia (reconhecimento dos sons de uma língua tendo em conta as sequências que constituem palavras) (Lima, 2009).
A consciência fonológica refere-se “à consciência de que a linguagem falada pode ser segmentada ou dividida em várias unidades, ou seja, que a frase pode ser dividida em palavras, que as palavras podem ser dividas sílabas e que as sílabas podem ser dividas em fonemas” (Rombert, 2013).
O conhecimento ou consciência fonológica não se sobrepõe aos outros domínios da linguagem, porém é uma área que não deverá ser menosprezada quando se fala da aprendizagem da leitura e da escrita, uma vez que é o conhecimento que cada um de nós tem sobre os sons da língua materna, sendo uma competência que permite identificar, manipular e refletir sobre os sons da fala.
Assim, o conhecimento fonológico engloba as atividades de perceção, discriminação, descodificação auditiva, memória e consciência fonológica. Para aprender a ler a criança terá de perceber que as letras representam os sons da fala, conseguir discriminar auditivamente esses sons e de os reconhecer e identificar na palavra (Rombert, 2013). Por outras palavras, e como referido acima, é a capacidade de perceber que a linguagem é formada por palavras, as palavras por sílabas e as sílabas por fonemas (sons).
Desta forma, deveremos potenciar o desenvolvimento da consciência fonológica, logo na idade pré-escolar e pelas seguintes etapas: consciência de palavra (capacidade de dividir a frase em palavras); consciência silábica (capacidade de dividir as palavras em sílabas), consciência intrassilábica (capacidade de isolar fonemas ou grupos de fonemas dentro da sílaba) e consciência fonémica (capacidade de dividir as sílabas em fonemas).
Assim, ao ajudar a criança a aceder e desenvolver a sua consciência fonológica no pré-escolar e no ingresso no 1º ciclo, irá ajudar a prevenir eventuais dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita.
Terapeuta da Fala, Dr.ª Liliana Marinho